History

/History
History 2019-04-12T13:34:29+00:00
0
years that Colégio do Sardão has been standing for. Founded in 1879 in its namesake farm, Colégio was created by the Institute of the Sisters of St. Dorothy.
”13000″””
0
is the year that, in Genoa, Paula Frassinetti funded the Religious Congregation of the Sisters of St. Dorothy. It was a time of great changes after the French Revolution.
0
For eleven long years, Colégio do Sardão was shut down, between 1910 and 1921, due to the political and social phenomena that occurred at the time.

O Colégio do Sardão pertence ao Instituto das Irmãs de Santa Doroteia. Esta Congregação Religiosa foi fundada em Quinto-Génova, em 1834, por uma genovesa, Paula Frassinetti.

A época era de grandes mudanças. A Revolução Industrial tinha abalado as estruturas tradicionais da sociedade. Os ideais da Revolução Francesa, propagados pelos soldados de Napoleão, davam origem quer a adesões quer a repúdios. A luta pela unificação de Itália criava um clima de intranquilidade.

A finalidade da Congregação nascente era a educação embora, de acordo com as perspectivas da altura, embora, a sua actividade se subdividisse em:

· Educação feminina em colégios e escolas
· Catequeses paroquiais
· Retiros e reuniões para raparigas e mulheres através da Pia Obra de Santa Doroteia
· Reuniões para rapazes

A Obra de Santa Doroteia, considerada prioritária e que tinha em vista refazer o tecido social mediante uma rede simples e flexível de apoio a crianças e adolescentes pobres, apoio dado por raparigas da vizinhança enquadradas por mulheres adultas. O papel das Irmãs era de incentivo às raparigas e às mulheres sobretudo em reuniões periódicas.

O Colégio do Sardão foi fundado em 1879, ainda em vida de Paula Frassinetti, na casa e quinta do mesmo nome, em Oliveira do Douro.

As suas proprietárias eram tias maternas do escritor Almeida Garrett e doaram esses bens à Congregação, tendo em vista a educação da juventude e a vida cristã da população local. Garrett, na sua obra, recorda com carinho os anos da sua meninice passados na Quinta do Sardão.

No início, o Colégio tinha uma organização escolar de três tipos: uma escola masculina, uma feminina para alunas externas e outra, também feminina, para alunas internas.

Após um interregno devido à alteração do regime político português – de 1910 a 1921 o Colégio reabriu com uma organização de dois tipos: uma escola para alunas externas e outra para alunas internas (ambas femininas).

A partir de 1969, com a introdução do Ensino Infantil, em regime de co-educação, depois estendido à Primária, a estrutura do Colégio foi tendo sucessivas alterações. Neste momento, a população escolar abrange o Jardim de Infância e o 1° Ciclo do Ensino Básico.

Na fidelidade às suas origens – da Casa e da Congregação – o Colégio procura não só realizar uma acção conjunta de toda a Comunidade Educativa, mas também abrir-se ao exterior, num intercâmbio entre Escolas e com outras Organizações de matriz cultural, integrando-se nomeadamente nas iniciativas do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.