Este projecto visa a permanência de uma professora da União Europeia onde deverá leccionar, entre outras, a língua Inglesa.
Annick de Knapp esteve presente do dia 30 de Janeiro a 30 de Abril de 2008, Veslava Valentinovic esteve presente de 1 de janeiro a 30 de abril de 2009, desenvolveram trabalhos com todas as turmas do Colégio em todas as áreas disciplinares curriculares. No ano lectivo 2009/2010 Aurelija Miltienyté, de origem Lituana, colaborará connosco de Setembro de 2009 a Março de 2010.

O Programa Comenius é um subprograma do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação ao nível de todos os intervenientes no ensino, desde a educação pré-escolar até ao final do ensino secundário, bem como dos estabelecimentos e organizações que fornecem esses níveis de ensino. O Programa pretende também, melhorar a mobilidade de alunos e de pessoal educativo nos diferentes Estados-Membros, incentivando a aprendizagem de línguas estrangeiras modernas.

Assistentes Comenius / Escolas de Acolhimento Comenius

Esta Acção tem como objectivo proporcionar aos futuros professores a possibilidade de reforçarem a qualidade e a dimensão Europeia no processo ensino-aprendizagem, de enriquecerem os seus conhecimentos de línguas estrangeiras, de outros países europeus e de outros sistemas de ensino, bem como de melhorarem as suas competências pedagógicas.
As tarefas em que o assistente Comenius pode colaborar são as seguintes:
> Apoio a actividades pedagógicas na sala de aulas, a trabalho de grupo dos alunos e ao ensino baseado em projectos;
> Apoio especial aos alunos com necessidades educativas especiais;
> Melhoria da compreensão e expressão oral dos alunos em línguas estrangeiras e ensino da língua materna do assistente;
> Disseminação de informação sobre o país de origem do assistente;
> Introdução ou reforço da dimensão europeia na escola de acolhimento.

Para o desempenho das suas actividades os Assistentes Comenius devem ser plenamente integrados na vida escolar e estimulados a intervir na comunidade local.
Sendo assim, o Colégio do Sardão, consciente destas dinâmicas e da importância da promoção cultural e linguística tem estado nos últimos anos e continuará a estar na vanguarda destes projectos.

Responsável: Professor Paulo Silva