Pastoral

/Pastoral
Pastoral 2018-02-03T19:46:52+00:00

FORMAÇÃO CRISTÃ / EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA

A Educação dos alunos à luz do Evangelho, numa perspetiva integradora e globalizante, é uma opção e prioridade no Colégio do Sardão.

A Formação Cristã ou Educação Moral e Religiosa Católica surge como elemento integrador das orientações curriculares (no Jardim de Infância) e de todas as dimensões e níveis do Projeto Educativo e Curricular da Escola.

Todos os alunos do Colégio, desde o início do Pré-escolar até ao final do Primeiro Ciclo, têm no seu horário letivo, tempos específicos para esta área, que tem também uma presença clara no plano Anual de Atividades (em estreita ligação com o calendário litúrgico).

Para dar a conhecer Jesus Cristo e os valores do Evangelho, o trabalho pastoral é desenvolvido por uma equipa de professores, a partir de três eixos fundamentais:

• Momentos semanais de encontro com as crianças do Jardim de Infância.
  • Aulas semanais de Educação Moral e Religiosa Católica no 1º Ciclo.

ORAÇÃO

• Momentos de Celebração com o Jardim de Infância (Apresentação do Menino ao Templo, Natal, Páscoa, Festa a Maria, Outros).
  • Celebrações Eucarísticas no 1º Ciclo: Natal, Páscoa, Dia do Colégio, Final de ano, Outras.
  • Celebração do sacramento de Reconciliação (confissão) – no Advento e na Quaresma.
  • Experiências significativas de vivência da Fé.