Projeto Educativo

/Projeto Educativo
Projeto Educativo 2021-11-25T15:25:25+00:00

Deprecated: A função wp_make_content_images_responsive está obsoleta desde a versão 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() como alternativa. in /home/colegiod/public_html/wp-includes/functions.php on line 5382

Descarregar

O que é educar, ser educado e porque vale a pena ser ensinado?

Descarregue o documento com o Projeto Educativo na íntegra.
Descarregar

Todos, tarde ou cedo, seremos avaliados pelas sementes que lançarmos no coração do mundo vivo que se move neste espaço verdejante, seguro e calmo como é o Colégio do Sardão.

O que é educar?
O que é ser educado?
O que vale a pena ser ensinado?

Destas interrogações ressalta a principal incomodidade do Colégio do Sardão: o sentido a dar às suas responsabilidades educativas.

Confrontando-se consigo mesmo, com o seu passado, o seu presente e o seu futuro, o Sardão mexeu em toda a comunidade educativa, procurou um caminho e consubstanciou-o no seu Projeto Educativo.

De volta às interrogações, elas revelam ainda mais a necessidade de tornar clara a ideia que temos de Escola, da possibilidade de criarmos conhecimento, de elucidarmos valores e de construirmos memória. Ora é aqui que o Projeto Educativo se transforma em Projeto de Vida e, num instante, se torna o guião-orientador de todo o trabalho a realizar.

Curiosamente, a sua elaboração levou-nos a descobrir vínculos comuns, vontades coletivas e a explorar motivações pessoais. O que está construído e que agora apresentamos é um trabalho coletivo, preparado, como se de uma prova de estafetas se tratasse, limitado à sua circunstância. Esperamos que os condimentos utilizados na sua feitura apurem os sentidos de todos nós.

É essa a nossa ambição.