Símbolos

/Símbolos
Símbolos 2018-02-03T19:46:53+00:00

Deprecated: A função wp_make_content_images_responsive está obsoleta desde a versão 5.5.0! Use wp_filter_content_tags() como alternativa. in /home/colegiod/public_html/wp-includes/functions.php on line 5382

A Oliveira

A Oliveira faz parte das árvores de fruto que se cultivam. É o símbolo da Paz e representa a educação baseada na pedagogia de Santa Paula Frassinetti, que promove a formação integral e cultiva a paz, a harmonia e a tranquilidade. O azeite que serve para iluminar, temperar, curar e suavizar. Os dois ramos de oliveira, como que coroam o sardão, simbolizam e apresentam as/os alunas/os, porque sábias/os, coroados  com os louros da sabedoria conquistada neste Colégio, que é “o Sardão”. No carimbo e logotipo é o “sardão” que está coroado de louros de oliveira. Nesse caso, cada aluno deverá ser o “sardão” que pretende receber os louros da sabedoria e da paz.

Símbolos - Açucena

A Açucena

A açucena é um símbolo da pureza e da virgindade. Mostra que toda a educação é orientada por pessoas consagradas e que não procuram os próprios interesses, nem os interesses do mundo, mas os interesses dos alunos, e de todos a quem servimos, nomeadamente na catequese e na Eucaristia diária.

Símbolos - Coração

O Coração

O coração é o símbolo do Amor. A educação aí ministrada ou recebida tem presente o Amor e amizade mútuos. O Colégio do Sagrado Coração de Jesus foi o nome recebido em 1879. O coração mostra o nome e o Protetor do Colégio, assim como o sardão revela o nome da Quinta.

Símbolos - Colmeia

A Colmeia

A colmeia pode ser apenas como amostra e representação daquilo que se produzia nos espaços pertencentes à Quinta. Também simboliza o tipo de educação aí ministrada, onde tem de estar presente a vigilância, a ordem, a atenção e a harmonia na formação integral – a abelha ferra se não estiver tudo em ordem e segundo o seu próprio método. A educação seguida no Colégio forma pessoas sábias e doces – o doce do mel; organizadas e trabalhadoras, com capacidade para desempenhar trabalhos em “comunidade ou “equipa” como podemos descobrir dentro e à volta de qualquer colmeia.

Como descobrimos o significado dos símbolos do Colégio do Sardão?

Mexemos em muitos caixotes empoeirados, em “esconsos” inimagináveis e, por lá, foram aparecendo outros apoios para a investigação, em bandeiras ou quadros de honra e outros.

Irmã Margarida Furtado Martins
Irmã Maria Esperança da Costa Simões